segunda-feira, 27 de abril de 2009

1º - Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas

Outrora, havia necessidade de se explicar o bem e o mal e por isso, haviam sempre 2 "deuses". Quando se entende que tudo é amor, então entende-se que só pode haver um Deus!!!
Transpondo para os dias de hoje...este mandamento ensina-nos em primeiro lugar que, a mesma fé num deus unico, depende do conceito que cada um põe na Sua palavra.
Por exemplo, segundo um ponto de vista "Pantaísta", dizer que se acredita em Deus é acreditar nas energias do universo. Dizer que se é "Ateu" é o mesmo que acreditar numa outra fonte absoluta, não a negando. Entende-se por absoluto, a expressão máxima do amor, pois ninguem vive consciente ou inconscientemente, sem o absoluto, sem a razão de viver. O problema surge quando se defende um ataísmo prático onde, em alternativa à vida, se escolhem novos deuses (objectos, objectivos, sentimentos, situações...)
Mas, independentemente das várias visões de "deus", adorar aquele/aquilo em que acredito é pô-lo em absoluto!!!
É importante distinguirmos conceitos muitas vezes enevoados e deturpados:
1. Iconoclastia - repartindo a palavra entende-se "icon" como imagem e "plastia" como partir. Assim sendo, esta doutrina é contra as imagens dos santos (mas não contra Deus=amor) e isto porque, na verdade a imagem pode tornar-se com tal peso que substitui o "icon" para idolo.
2. Idolo - causa da idolatria, figura de poder. "Se eu tenho vergonha da minha fé (como força), então é porque não tenho esperança". A idolatria conduz à presunção e desvaloriza o amor, bem como, a compreenção profunda da "figura" que deve ser sómente um indicador do caminho a seguir... que ainda está por fazer!!!
3. Devoção - Força, exercicio, que é diferente de Devocionismo (magia). "Tudo depende do modo equilibrado com que fazemos as coisas"...
4. Sacrificio - Sem a qual não há amor. É fazer algo que custa muito e não, fazer algo muito dificil... normalmente medimos o sacrifico pela dificuldade. É virar-me para fora podendo escolher a força que me conduz: Força egocêntrica (carnal), Força Espiritual (força de dentro para fora), Força da Oração (pôr-me a comunicar).
5. Mortificação - quase como um sacrifico, ou seja, "matar" o que em mim não é amor e libertar o que é (ex: inveja).
6. Superstição - dividimos a palvara: Super (estar) tição (para cima) e compreendemos que significa, pôr valor em algo que não o tem.
7. Adorar - significa respirar: ad - Orare(boca), "pôr lá a boca".
"Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas" significa, pôr em prática a experiência profunda de conhecer o absoluto (no bem que acredito), livrando-me da tentação da cultura dos 3 "P": posse, prazer e poder.
(CX, 11/2008, Pe. Vasco Magalhães)

Sem comentários:

Enviar um comentário