domingo, 3 de maio de 2009

2º - Não invocar o nome de Deus em vão...


Este segundo mandamento alerta-nos para a importância das palavras que dizemos e muitas vezes "vomitamos" sem pensar. A palavra transmite um significado, que produz conhecimento e dá identidade... Ter nome é "ser dono de...", é ter identidade. Conhecer o nome é conhecer o intimo, e conhecê-lo é ter poder. "Não tratem as coisas desvalorizando-as."
Javé (altissimo); Adonai (rei); Abá (meu pai)
Entende-se por Blasfémia tudo aquilo que se diz com o intuito de destruir o conceito, a realidade. Blas (que fere) Fémia (palavra que choca, palavra destrutiva). A blasfémia é o uso da palavra mal usada.
Existem 3 grandes fraquezas ligadas ao ser humano (eu acho que nos temos mais...)
1. Fanatismo - ligado à falta de esperança. "Em nome de .... matarei!!!"
2. Fundamentalismo - ligada à falta de fé. Substituir a fé, por um conjunto de ideias e ideais. "Em nome dos principios....ou vai ou racha..."
3. Legalismo - falta de caridade e contra esta.
Muitas vezes tratamos alguns objectos como verdadeiros amuletos, numa atitude supersticiosa. É como ter presente, o nome mágico do divino que colmata a falta de sentido religioso...engraçado ainda ontem falava com a minha mãe e uns amigos sobre BEATICE.
Este mandamento realmente transmite-nos um valor muito importante que nos permite relacionar com os outros ... o Respeito.
O Respeito significa "temor" (cuidado), que quer dizer que devo ter o cuidado de expressar a palavra certa no momento certo..."posso não sentir afecto, mas posso ter cuidado com o que digo". As faltas de respeito humilham a relação.
Para quem é católico, o sinal da cruz e a frase que murmuramos "Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo", tem um significado de respeito, quase mágico.... :) não tem nada. Deixemo-nos de superstições e de magias... importa sim é acreditar no que se diz, tendo consciência do que se diz, que é:

EM (na vontade de, na qualidade de, em simultâneo) NOME (em lugar de) DO PAI (ABSOLUTO), FILHO (AMOR) E E.S. (FORÇA E ACÇÃO). Ísto é: eu faço isto(!!!) em nome do amor, em nome daquilo em que acredito, em simultaneo com ... Somos um só!
Sugiro a leitura: "Com Olhos Novos" ...
(CX, Pe. Vasco Magalhaes (ad.), 11/2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário