segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Agir Humano...

Quem somos?
Somos amor... :) com principios e normas.
As normas são regras que orientam o nosso agir, orientam...disse eu!!! Não devemos ser escravos das normas mas sim da moral. A Moral, é seguir a norma e integra-la no amor, é aquilo que o homem deve fazer para se tornar pessoa, sempre em busca do que é mais humano!
A palavra Moral vem do latim "Mor", que significa "o que é habitual", "o que é bem", "o que costuma fazer-se". Não confundir com Ética pois esta, é uma palavra grega (Ethos), que significa "modo de ser". Assim sendo, a ética é o conjunto de principios que orientam o agir, assente numa consciência bem formada, condicionada por uma situação, onde a perspectiva de "futuro" se encontra presente.
Podemos dizer que a ética surge dos principios e da situação ou circunstância (sendo que esta sim, é inalteravel), enquanto que a moral surge da norma universal. O agir humano deve ser assentar numa cosnciência moral (critica) e ética.
"O ser humano é um computador com pernas"... Sempre em constante evolução, a natureza humana deve ser entendida como algo que "está a ser", ou seja, a natureza humana não é uma realidade estática mas sim um processo. Tornar-nos pessoa...é natural!!!
Numa visão mais espiritual (religiosa se entenderem), a evolução do ser humano concretiza-se pelos 10 códigos principais... Convido-vos a uma visão real e actual, dos tão conhecidos 10 mandamentos.
Será que os conhecemos assim tao bem???
Para começar, os 10 mandamentos encontram-se no Testamento. Testamento aqui, como sinónimo de testemunho, algo que se passa aos outros..."Não aquele testamento que se faz quando se pressente a morte" :)
Ora, entao os Mandamentos são: um simbolo de aliança, um contracto de amor, onde se promete um futuro.
A origem da relação do homem vivo, surge pelos Mandamentos....
(CX, 10/2008, Pe. Vasco Magalhães)

Sem comentários:

Enviar um comentário