domingo, 5 de abril de 2009

Aceitação Pessoal

"Só posso dispôr daquilo que preciso"...
O conhecimento pessoal está intimamente ligado à aceitação que fazemos de nós próprios. Em primeiro lugar terei de ter coragem de olhar para mim mesmo e o passo seguinte, é ter desejo de me encontrar.
"Nunca ninguem se aceita sozinho", por isso a minha aceitação pessoal vai ser condicionada pela relação que estabeleço com os outros. É assim um estado que surge de um processo entre a minha consciência, os meus valores, os meus ideais e a minha definição de respeito. Tornar-me como um todo requer treino... e posso fazer execicios para me encontrar:
1º. Educar o Olhar - fazendo o exame de consciência, consigo ter "consciência" daquilo que me acontece. Por sua vez, ao visualizar tudo aquilo que me acontece, vou colocar um "olhar positivo" entre o que "aconteceu" e o que "deveria ter acontecido";
2º. Pôr em causa tudo o que eu acho bom - vou focar-me no que "deveria ter acontecido" e vou pô-lo em causa... vou entrar em conflito comigo mesmo, mas vou aprender que a perfeição é diferente de perfeccionismo e que o ideal é diferente do idealismo. O caminho é ser perfeito com ideais ... em constante crecimento;
3º. Pensar nos superegos - o que me faz revoltar e desistir?
4.º.Tomar Consciência - o que "deveria ter sido..." deve ser considerado como libertador para finalmente tomar partido da minha realidade!!! Aceitar que, o que me aconteceu foi o que "aconteceu" e não desesperar porque "deveria ter acontecido" :)
A distinção importante reside na: Aceitação, ou seja, processo de ver com olhar positivo, ser lucido daquilo que me acontece(eu) e tirar proveito disso mesmo.... mesmo que seja menos bom, e não na Resignação, ou seja, aguentar-me com aquilo que me acontece(eu) e esquecer o seu lado negativo...
Se CRESÇO, transformo-me, busco o PERFEITO (no sentido de "Per Feito", antes de ser feito), a qualidade; Se não cresço, aumento, busco o PERFECCIONISMO, a quantidade.
"Queres ser Feliz ou ter Razão?"

(Curso aceitação Pessoal, Pe. Vasco Magalhaes, 10/2008)

1 comentário: