quinta-feira, 14 de maio de 2009

4º - Honrar Pai e Mãe...

Este 4º Mandamento fala-nos do amor ao proximo. Falamos do conceito de familia que, nos dias de hoje, se encontra em constante mudança. "Amor ao proximo", como forma de respeitar (olhar de frente) a familia e a vida. Para tal acontecer, é necessário em primeiro lugar darmo-nos ao respeito!!! Será que enquanto legitimos superiores, com uma imagem de autoridade para os nossos, nos damos ao respeito face à missão que temos?
É importante atender que, quando falamos de autoridade não falamos de poder...até porque, muita gente tem poder sem autoridade...Este ultimo conceito é sinónimo de respeito, de autor que, com coerência e sentido de missão (intrinseco), faz o outro obedecer.
OBEDECER???? hum... dificil hem!!!
Mas obedecer, não é resignar-me... obedecer é ser capaz de ouvir, de estar à escuta e de agir consoante a minha consciência.
Existem diversos tipos de autoridade, destacamos: a autoridade familiar (encontradas nas varias tipologias de familia); autoridade civil (encontradas nas figuras de poder)... O que torna a autoridade legitima, é o facto de se ser capaz de reconhecer quem está a servir.
"Honrar Pai e Mãe", isto é, honrar quem me faz crescer... não em dimensão claro!!! Os filhos ´só têm direito aos pais, que sabem cumprir a sua paternidade. Por isso a questão da familia se insere de uma forma muito visivel neste capitulo. A familia, independentemente dos conceitos "alternativos" que se venham a dar, é na sua essencia, uma estrutura dinâmica de desenvolvimento social, centrada numa cultura de amor. A sua realidade dinâmica oferece-nos raízes para que possamos construir um futuro. Trata-se assim de um tipo de relação interpessoal fecunda. "A vida é como um rio que flui; Não se consegue ter futuro, se não tivermos passado".
Apesar de na Sagrada Familia se evidenciar que S. José não é o pai biológico de Jesus, este transmite uma cultura de valores sociais, de promoção de crescimento... uma figura que dá identidade. No ambito cristão, falar de familia é falar de missão. Se a familia é a base da sociedade, as outras autoridades serão somente o suporte desta.
"Familia??!!!... já ninguem sabe o que é!!! "
(CX, Pe. Vasco Magalhães, 01/2009)

3º mandamento faltei...

É complicado para mim, respeitar os domingos ... :)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ora .... mais um registo de crescimento pessoal...

Lembrar de não voltar a ir .... :S bahhhh... não é para mim.... :) Enganei-me aí nas datas e tal..... mas também, quem é que lembra de não falhar em directo LOL ... (parece que aprendi uns tiques com alguem :) he he )

domingo, 3 de maio de 2009

2º - Não invocar o nome de Deus em vão...


Este segundo mandamento alerta-nos para a importância das palavras que dizemos e muitas vezes "vomitamos" sem pensar. A palavra transmite um significado, que produz conhecimento e dá identidade... Ter nome é "ser dono de...", é ter identidade. Conhecer o nome é conhecer o intimo, e conhecê-lo é ter poder. "Não tratem as coisas desvalorizando-as."
Javé (altissimo); Adonai (rei); Abá (meu pai)
Entende-se por Blasfémia tudo aquilo que se diz com o intuito de destruir o conceito, a realidade. Blas (que fere) Fémia (palavra que choca, palavra destrutiva). A blasfémia é o uso da palavra mal usada.
Existem 3 grandes fraquezas ligadas ao ser humano (eu acho que nos temos mais...)
1. Fanatismo - ligado à falta de esperança. "Em nome de .... matarei!!!"
2. Fundamentalismo - ligada à falta de fé. Substituir a fé, por um conjunto de ideias e ideais. "Em nome dos principios....ou vai ou racha..."
3. Legalismo - falta de caridade e contra esta.
Muitas vezes tratamos alguns objectos como verdadeiros amuletos, numa atitude supersticiosa. É como ter presente, o nome mágico do divino que colmata a falta de sentido religioso...engraçado ainda ontem falava com a minha mãe e uns amigos sobre BEATICE.
Este mandamento realmente transmite-nos um valor muito importante que nos permite relacionar com os outros ... o Respeito.
O Respeito significa "temor" (cuidado), que quer dizer que devo ter o cuidado de expressar a palavra certa no momento certo..."posso não sentir afecto, mas posso ter cuidado com o que digo". As faltas de respeito humilham a relação.
Para quem é católico, o sinal da cruz e a frase que murmuramos "Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo", tem um significado de respeito, quase mágico.... :) não tem nada. Deixemo-nos de superstições e de magias... importa sim é acreditar no que se diz, tendo consciência do que se diz, que é:

EM (na vontade de, na qualidade de, em simultâneo) NOME (em lugar de) DO PAI (ABSOLUTO), FILHO (AMOR) E E.S. (FORÇA E ACÇÃO). Ísto é: eu faço isto(!!!) em nome do amor, em nome daquilo em que acredito, em simultaneo com ... Somos um só!
Sugiro a leitura: "Com Olhos Novos" ...
(CX, Pe. Vasco Magalhaes (ad.), 11/2008)